Tech and life snippets by @denydias.

MexApi

O editor dos próximos anos

Tenho sido preguiçoso com os meus editores de textos puros por muitos anos. Na época do OS X, usei bastente o Smultron/Fraise e cheguei a configurar direitinho (na medida do possível) o iTerm2 para as minhas necessidades da época. Mas como essa solução não era portátil, eu a perdi quando migrei de volta para o Slackware. Menos mal, senão ainda estaria acomodado com ela.

Continue lendo...

Migrei meu blog: workflow e licenciamento

Nesta série de artigos falei sobre praticamente todo o processo de migração do meu antigo blog para este que vossemecê vê agora. Da motivação até aspectos avançados da customização de um tema, tudo foi dito até o momento. Em minha opinião, falta apenas eu dizer como é o fluxo de trabalho cotidiano que mantém o MexApi alimentado com contéudo, desde a criação do post até a publicação final, e de um detalhe que ninguém dá muita bola: o licenciamento do conteúdo que publico.

Continue lendo...

Migrei meu blog: customizando o tema

Na partes anteriores desta série de artigos já contei o que motivou a migração do meu blog antigo para este novo, como foi o processo de escolha da nova plataforma e como criar um ambiente de desenvolvimento que considero ideal para, dentre outras coisas, o trabalho que vamos executar a seguir: customizar um tema pré-existente do Pelican. Como não dá para falar disso en passant, vou dedicar este artigo somente a este tema para ter o espaço necessário para tratar mais detalhadamente sobre a customização de temas no Pelican.

Continue lendo...

Migrei meu blog: o ambiente de desenvolvimento

No artigo anterior, expus as razões que me levaram a migrar do insosso Blogger para uma plataforma completamente nova (ao menos para mim): o Pelican. Agora vou contar como isso se deu do ponto de vista mais técnico, de desenvolvimento para a web mesmo.

Continue lendo...

©2012-2018 por @denydias.

GitHub | GitLab | Twitter | Topo ↑